NOTÍCIAS

12 de Julho de 2011 às 13:22

Revista ESPN revela os dez mandamentos de Mano Menezes

Um raio X da metodologia de trabalho do atual técnico da seleção brasileira Mano Menezes através de conhecidos do treinador é a matéria de capa da edição de julho da revista ESPN, publicação da Spring Editora. Mano está há pouco menos de um ano no cargo e disputa em julho sua primeira competição no comando da seleção.

 

A revista lista dez mandamentos, mostrando que o estilo do comandante é bem definido desde o começo de sua carreira. “O Mano não aceita tomar gol depois dos 35 minutos do segundo tempo”, diz Perdigão, que foi dirigido pelo técnico no 15 de Campo Bom e Corinthians.

 

O esquema tático utilizado pelo comandante na seleção brasileira também não é novidade para quem conviveu com Mano Menezes. “Em 1997, no Guarani de Venâncio Aires, ela já fazia algo parecido, uma espécie de 4-3-3”, aponta Caio Júnior, que foi treinado por Mano naquela época. “Ele pediu que todas as seleções de base fossem formadas a partir de uma linha de quatro zagueiros”, diz Ney Franco, técnico da sub-20.

 

Outros traços de Mano Menezes são abordados ao longo da reportagem, como a valorização da conduta de seus atletas e os investimentos em tecnologia. “Quando começaram a fabricar notebook no Brasil, o Mano já tinha um, possivelmente o primeiro de Venâncio Aires”, fala Romeu Siebeneichler, supervisor do Guarani de Venâncio Aires quando Mano passou pelo clube.

 

A análise também apresenta depoimentos de dirigentes e jogadores de outras equipes que o técnico defendeu, além de um desabafo do preparador físico Valmir Cruz, dispensado por Mano Menezes no Corinthians após a eliminação na Libertadores em 2010.

compartilhe >

facebook facebook