NOTÍCIAS

5 de Novembro de 2010 às 10:58

Alerta vermelho para o aumento do consumo de água na América Latina

Embora a população mundial tenha triplicado no século 20, no mesmo período, o consumo de água cresceu seis vezes, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Esses números preocupam especialistas ouvidos pela Revista AméricaEconomia, que, em novembro, traz uma reportagem especial sobre reservas hídricas na América Latina.

De acordo com o chefe de Projetos Industriais da Fundação Chile, Rodrigo Azevedo, fatores socioeconômicos também podem aumentar ainda mais essas estatísticas. “Se você projetar as metas do milênio no que diz respeito à redução da pobreza, temos de perguntar de onde pegaremos a água para produzir mais carne, mas leite, mais verduras”.

Para amenizar o problema, o tratamento e a reutilização da água são alternativas. Porém, no Brasil, país que possui uma das maiores reserva hídricas da América Latina, elas ainda são pouco discutidas. “Faltam definições mais claras para atrair investimentos que reduzam a contaminação orgânica nas grandes cidades. Somente 30% da água é tratada”, afirma o professor José Tunsidi, diretor do Instituto Internacional de Ecologia, com sede em São Carlos (SP).

 

Segundo o professor titular da Escola Politécnica da USP, Ivanildo Hespanhol, diretor do Cirra (Centro Internacional de Referência em Reuso da Água), o atraso brasileiro pode ser atribuído à falta de vontade política para promover o reuso. “Países como Japão e Estados Unidos têm subsídios para quem reutiliza a água”. Há ainda, de acordo com ele, certa resistência cultural entre os brasileiros. “Acham que [água de reuso] é coisa de segunda mão”, diz.

 

Sobre a Spring Editora

A Spring Editora, sob direção de José Roberto Maluf, é responsável pela versão nacional da ROLLING STONE, conhecida internacionalmente, além das revistas AMÉRICAECONOMIA, ESPN, AERO MAGAZINE, DOCOL, OAS, DAY BY DAY, VOETRIP e ABECS. Desde 2008, representa a Mídia de Bordo TRIP, que desenvolve conteúdo e ações de marketing personalizados e segmentados para o público da TRIP Linhas Aéreas, a maior companhia regional da América do Sul.

 

Mais informações:

Linhas&Laudas Comunicação

www.linhaselaudas.com.br

Tel.: (11) 3465-5888

Renata Firace – renatafirace@linhaselaudas.com.br

 

compartilhe >

facebook facebook